Sobre o laboratório:

O Laboratório de Ecologia Quantitativa da Universidade Federal de Alagoas está sob a coordenação do Prof. Marcos Vital e conta com uma equipe que explora diversas áreas, especialmente da Ecologia e Biologia da Conservação.

A Ecologia Quantitativa está relacionada à aplicação de métodos estatísticos e modelos matemáticos aos problemas da Ecologia, abordando aspectos teóricos e práticos das relações entre os organismos em diferentes níveis de organização. No nosso laboratório, estamos interessados em utilizar esta abordagem para entender diversos temas, como os padrões de distribuição de espécies, o comportamento em cativeiro de animais selvagens, a evolução do comportamento em insetos, a viabilidade de populações de espécies ameaçadas de extinção e a própria dinâmica de produção científica relacionada a estes assuntos. Também temos um forte enfoque na produção de material didático sobre métodos quantitativos e na divulgação do conhecimento científico produzido aqui para além dos limites das universidades.

PATROCÍNIO:

Coordenador do LEQ, é professor de disciplinas como Bioestatística, Biomatemática e Ecologia no curso de Biologia e na pós-graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos da UFAL. Realiza e orienta pesquisa em áreas como Ecologia, Evolução e Biologia da Conservação, quase sempre com um forte enfoque quantitativo. Produz material didático e ministra cursos sobre Bioestatística, Modelagem e áreas afins.
@marcosvital

Mestre em Biodiversidade e Conservação nos Trópicos pela Universidade Federal de Alagoas. Estuda riqueza de espécies na Mata Atlântica, investigando seus padrões e possíveis causas. Integra equipe de coordenação do Grupo de Estudos Sobre Evolução Biológica da UFAL e do Clube do R. Editora do Hipótese Nula@graciellehigino

Bióloga. Mestranda em Diversidade Biológica  e Conservação nos Trópicos pela Universidade Federal de Alagoas. Tem interesse em ecologia e biologia da conservação. Atualmente desenvolve pesquisa sobre aspectos populacionais da Baleia-jubarte.

Graduando de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Alagoas. É bolsista de Iniciação Científica e monitor da disciplina de Bioestatística. Desenvolve pesquisa relacionada com Ecologia, métodos estatísticos aplicados à experimentação biológica e processos evolutivos de abelhas.
@Arthur_Filipe

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas. Bolsista de Iniciação Científica com pesquisa sobre conhecimento regional sobre a biodiversidade de Alagoas. Integrante do Laboratório de Ecologia Quantitativa e interessada em entomologia, comportamento e macroecologia

@hellenpinto

Please reload

Estudante de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Alagoas. Estagiário do Laboratório de Ecologia Quantitativa e do Laboratório de Ecologia e Conservação de Aves Neotropicais, onde desenvolve pesquisas nas áreas de cienciometria e modelos de adequabilidade ambiental.

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas e Estagiária no Laboratório de Ecologia Quantitativa, desenvolvendo pesquisas sobre comportamento animal.

@hewbarreto

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas. Trabalhou na interface da Física e Biologia Celular, logo depois com cicatrização de animais diabéticos e agora trabalha com padrões de distribuição na Mata Atlântica.

@Ferrugem


 

Graduanda em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Alagoas. Participa de projeto de iniciação científica sobre o Conhecimento da Biodiversidade de Alagoas no Laboratório de Ecologia Quantitativa.

@alana_melo

Graduanda em Ciências Biológicas, modalidade bacharelado, pela Universidade Federal de Alagoas. Monitora da disciplina Biomatemática. Aluna de Iniciação Científica pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC no Laboratório de Bioecologia de Insetos - LABIN. Integrante do Laboratório de Ecologia Quantitativa - LEQ. Desenvolve pesquisa em entomologia e educação.
@lucianamendona

Lucas Honorato

Graduando em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Alagoas, Integrante do Laboratório de Ecologia Quantitativa. Participa como colaborador do projeto PIBIC sobre o conhecimento da biodiversidade de Alagoas, interessado em macroecologia e gestão de recursos ambientais.

Please reload